domingo, 11 de dezembro de 2011

HISTÓRICO E CALENDÁRIO DAS FESTAS TRADICIONAIS DE ROSÁRIO DO CATETE


HISTÓRICOS E FESTAS TRADICIONAIS
 
Rosário do Catete surgiu como Vila Nossa Senhora do Rosário, e foi emancipada em 1836.

Rosário do Catete está situada na região Baixo Cotinguiba Leste Sergipano a 37 km de Aracaju.

Durante o século XVIII, XIX e meados do século XX, Rosário do Catete tinha como principal fonte de renda a cana-de-açúcar pois possuía muitos engenhos.

Na atualidade suas principais fontes geradoras de renda são: o Petróleo e o Potássio, onde o município cedia a única mina de potássio da América Latina.

         A Cultura de Rosário do Catete está representada na banda de música Luis Ferreira Gomez que é um orgulho dos rosarenses, e foi coroada 3 vezes campeã Nacional de Bandas, seguindo pela cultura popular  que é representada pelos seus grupos folclóricos, esses grupos representam um pouco da História dos nossos antepassados. São eles: O Batalhão de Rosário do Catete – manifestação do período junino, surgido na sede do município no ano de 1986; O Guerreiro Coroa de Ouro e o Reisado 12 Estrelinhas, ambos folguedos do ciclo natalino; A Taieira Nossa Senhora do Rosário – folguedo popular que possui fortes traços da religiosidade Afro-brasileira faz louvação a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito; Banda de Pífanos Santa Luzia – outra expressão do folclore nordestino que no nosso município surgiu por força da religiosidade popular expressa em suas novenas e acompanhamento de Santo Antônio,  Santa Luzia e outros Santos que eram festejados pelo povo.

CALENDÁRIO DAS FESTAS DO MUNICIPIO
 
As Festas Tradicionais do município de Rosário do Catete são:

  Janeiro -  A Festa de São Benedito Segundo Padroeiro do município que acontece com tríduos e procissão em homenagem ao Santo e também apresentação de grupos folclóricos shows artísticos e a tradicional guerra de cabacinha . 

 Fevereiro Carnaval, Rosário do Catete mantém a sua tradição com o Bloco Chiquita Bacana e outros, e também com arrastões e bailes durante os quatro dias de festa. 

Março - Festa de Emancipação Política, realizada no dia 12 de março com comemorações cívicas e culturais.
19 - dia  de São José  festa do Agricultor que acontece com missa em ação de graça, apresentação de grupos folclóricos e a tradicional distribuição de semente  de milho.  

Junho -  Festa do Catete, previa junina que acontece uma semana antes do São João com várias atrações de nome nacional, além da Festa do Catete Rosário tem o seu tradicional São João com quadrilhas, São João dos Idosos e o São João de Rua onde as comunidades se reúnem para festejar o seu São João.

Julho - Festa de Senhora Santana padroeira do povoado Siririzinho que acontece com novenário festivo, procissão, apresentações folclóricas,  shows artísticos como também a tradicional feirinha.

Agosto - Acontece a tradicional Corrida Duque de Caxias que é promovida pelo grupo  Escoteiro Augusto Maynard em parceria com a Prefeitura Municipal. 

Setembro -  Encontro Cultural, reunindo a maioria dos grupos folclóricos de Sergipe e na oportunidade Rosário é palco de artistas populares, bandas de música, teatro, artesanatos, entre outros.

Outubro -  Festa da Padroeira, que se inicia  no começo do mês com novenário e se estende até o dia 07, dia consagrado a Nossa Senhora do Rosário.

domingo, 6 de novembro de 2011

Filhas da Caridade - Para Constar na História do Povo Pobre Rosarense.




        Este texto foi elaborado e cedido por Chefe João que acompanhou todo trabalho das irmãs em Rosário do Catete. 

        Rosário do Catete era apenas uma pequena cidade cercada de pessoas simples, pobres e carentes que necessitavam das mãos amigas das irmãs de São Vicente. Porém, com a chegada das filhas da caridade no ano de 1969, esse cenário começou a mudar. Essas irmãs procuraram desenvolver um trabalho voltado para atender o povo pobre e carente do município. 

        Contudo, Parece que foi ontem, mas faz 40 anos, que em frente ao grupo Leandro Maciel, a comunidade de Rosário do Catete se concentrou para receber as irmãs Angelina Colavitt e Elizabeth Nogueira, ambas as filhas da caridade. Elas foram trazidas por D. Távora que na época era bispo de Aracaju. Durante a celebração da missa de posse das irmãs, D. Távora falou que “Somente o Sacerdote tem o Poder de administrar a Eucaristia.” Falou ainda que convidasse a comunidade de São Vicente porque tem um trabalho voltado para os pobres. Nesse momento D. Távora constituiu as irmãs diaconisas para como os sacerdotes evangelizarem, catequizar, prover e também cuidar dos pobres, dos doentes levando-os amor e dando-lhes o testemunho de Deus, instruindo-os para um mundo melhor. Esse trabalho deve ser desenvolvido com a comunidade, independente do nível social e da raça.

        A delegação tinha como coordenadora a irmã Angelina Colavitt, que a partir daí começou o trabalho de dedicação e amor ao povo pobre de Rosário do Catete. As irmãs incansáveis, não se curvavam em cuidar da comunidade e, percebendo as necessidades que aos poucos vinham surgindo, a irmã Angelina sensibilizada com a situação de pobreza dos rosarenses começou a fazer uma campanha para reabertura do hospital de Rosário do Catete. Ela, que tinha o poder de conseguir dos que tinham mais para dar aos pobres, mobilizou a sociedade Rosarense e foi em busca de recursos junto aos órgãos do Estado e da União.

        Como era de se esperar, a irmã Angelina obteve o sucesso nessa campanha conseguindo para Rosário do Catete uma ambulância Kombi (um luxo de ambulância), talvez a primeira do Vale do Cotinguiba. Essa ambulância foi conseguida em Brasília, local onde a irmã tinha um grande prestígio junto às autoridades por ter trabalhado no hospital de Base de Brasília. Conseguiu também, montar no hospital já reaberto em Rosário, uma luxuosa pediatria para atender as crianças carentes do município. 

        Na sua estada em Rosário do Catete, fundou juntamente com os saudosos João Machado (Dr. Janjão) e José Martinho Xavier, a Escola de 1º Grau Leonardo Machado “o Ginásio”. Conseguiu trazer também, a irmã Adalgisa - uma especialista em educação - para orientação pedagógica do ginásio. Nessa época, esta escola foi um sucesso, pois, os jovens de Rosário do Catete eram garbosos em estudar no ginásio.

        Ainda na área educacional, as irmãs resolveram atender também os jovens através da educação extra-escolar, trazendo para Rosário do Catete o movimento escoteiro, fundando o 5º Grupo Escoteiro General Augusto Maynard na década de 70, sob a coordenação da Irmã Angelina Colavitt que, em 1977, veio a falecer. O grupo escoteiro que estava funcionando em caráter provisório, devido a sua morte parou vindo a retomar o processo de fundação no ano de 1978, já com o jovem João Vieira (Chefe João), José Humberto (Humbertinho), e outros, sempre orientados pelas irmãs. O 5º Grupo Escoteiro, desde então, vem seguindo os passos e as orientações das Irmãs da caridade. Cresceu com suas atividades sócio educativas, promovendo eventos beneficentes para os pobres, fundando o grupo de Idosos São Vicente de Paulo, que atende e congrega os idosos da sede do município e que hoje já se estendeu para o povoado Siririzinho, com a fundação do Grupo de Idosos Senhora Santana.

        As irmãs também atuaram na área social, fundando o serviço social Nossa Senhora do Rosário, órgão que trabalha com diversas atividades, entre elas, o trabalho com as mães carentes de Rosário. Essa atividade é realizada sob a orientação da irmã Maria. Fundou também com o saudoso Nô Barbosa o Sindicato dos trabalhadores Rurais que funciona até hoje. 

        Ainda com a idéia de atender a comunidade pobre de Rosário conseguiu junto ao Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN) cestas básicas para doar as famílias pobres. Esse trabalho, durante muitos anos, foi realizado sob a coordenação da irmã Dolores.

        O relato de atividades aqui citado, foi apenas, uma síntese da obra realizada pelas Irmãs de Caridade no município de Rosário do Catete, e que, hoje por ironia do destino está acabando, deixando a comunidade rosarense órfão. E para mostrar a imensa satisfação de ter convivido com pessoas que procuraram desempenhar um trabalho voltado para a melhoria da qualidade de vida do povo pobre de Rosário e atendendo um dos desejos de São Vicente de Paulo nós que fazemos parte dos grupos São Vicente de Paulo, Grupo Senhora Santana e Grupo Escoteiro General Augusto Maynard, agradecemos as filhas da caridade: Irmã Maria José, Irmã Maria Araújo, Irmã Iracema e a Irmã Maria Severina e tantas outras que aqui passaram deixando marcas de seu trabalho, saudamos em nome da Irmã Clarice Dourado.

        As irmãs deixam Rosário, mas as suas obras ficam na certeza de que São Vicente jamais será esquecido, pois, existiram pessoas como Chefe João e outros, que se tornaram discípulos de São Vicente, e procurarão fazer o melhor possível para dar continuidade a uma pequena parte do dignificante trabalho dessas irmãs. 

GLÓRIA E LOUVOR A GRANDE CARIDADE

ES NA TERRA A ESPERANÇA DO POBRE

VIVO ARDOR DE UM SERVO DO SENHOR!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

20º Corrida Duque de Caxias - Agosto - 2011

Atletas, Escoteiros e Autoridade em direção a coreto para premiação dos vencedores.
 Chefe João entrega  a senha ao Campeão da Categoria Mirim

Prefeito Vino entrega a senha ao Campeão Robson Balbino
 

Robson Balbino Campeão da 20º Corrida Duque de Caxias 2011

 A corrida Duque de Caxias acontece pela 20º edição, foi idealizada pelo grupo escoteiro General Augusto Maynard com objetivo de promover o atletismo para as crianças e jovens, a mesma é realizada pelos incansáveis escoteiros no comando do Chefe João e a parceria logística da prefeitura Municipal de Rosário do Catete.

domingo, 30 de outubro de 2011

Festa de São Vicente de Paulo Patrono da Caridade





Chegada da Procissão ao Lar São Vicente de Paulo
Entrada da Procissão a Igreja



Foto das Anciãs com o Padre Melquiades

Chegada ao Teatro para confraternização
Chefe João Discursando após chegada da Procissão ao Teatro





    Festa de São Vicente de Paulo o Pai da Caridade, promovida pelo Grupo de Idosos São Vicente de Paulo, Grupo de Idosos Senhora Santana e Grupo de Escoteiro Augusto Maynard com apoio da Pastoral da Pessoa Idosa. 
   A Festa De são Vicente de Paulo era organizada pelas irmãs de caridade de São Vicente, quando foi fechada a casa das irmãs em Rosário do Catete a superiora da casa passou a festa como também a Vila de São Vicente para o Grupo de Idosos e o Grupo de Escoteiro sob a Responsabilidade do Chefe João. Na oportunidade todos os idosos recebem lanches e lembranças  adquirido através de doação.

Desfile de 7 de Setembro dos Grupos de Idosos São Vicente de Paulo e Senhora Santana.

Pelotão da frente ' trage de gala'' 
                                            Dona Angelina, Dona Valdice e Dona Lindaura


     Dona Jaira Nevez '' Rainha dos Idosos'' 

   Dona Izaltina e  Dona Anunciada

Pelotão do Grupo São Vicente de Paulo

Pelotão do Grupo Senhora Santana
Grupo Senhora Santana Desfile Siririsinho

Banner Senhora Santana

Grupo De Idosos Senhora Santana e ao seu lado Marta Barroso

Bandeira do Grupo conduzido pelos Seniores: Raí, Samela e Raquel 

Pelotão das Bandeiras comandado pelo Ch. Adriano



     O Grupo de Idosos São Vicente de Paulo de Rosário do Catete e o Grupo de Idosos Senhora Santana do Povoado Siririsinho foi fundado pelo Chefe João sob a orientação das Irmãs de Caridade São Vicente de Paulo, o objetivo é ‘’Fazer o Idoso Viver Melhor, Sorrir Sempre ‘’ com o carisma de São Vicente de Paulo Pai da Caridade e a Devoção a Senhora Santana.

Festa De Senhora Santana Padroeira do Povoado Siririsinho - Rosário do Catete - SE

Sr. Carlito Medrado e Dona Carmen  '' Rei e Rainha do Guerreiro ''
                                  Apresentação do Guerreiro na festa de Senhora Santana


25º São João dos Idosos 2011

Chefe João falando na Abertura do 25º São João dos Idosos 2011

Prefeito Vino Coroando a Rainha dos Idosos 2011


     Dona Jaira Neves

Dona Maria Leite 2º Colocada no Concurso da Rainha dos Idosos 2011
Tropa de Serviço dos São João dos Idosos

No comando dos chefes Alexandre e Adriano


    O São João dos Idosos foi idealizado pelo Grupo Escoteiro Augusto Maynard no Comando do Chefe João, no ano de 1986 com o obejtivo de incluir o idoso no contexto social, tornando  assim o idoso mais  independente. É uma atividade Sócio-Cultural que tem como finalidade fazer o Idoso Sorrir. 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

5º SE - Grupo Escoteiro '' General Augusto Maynard ''

Chefe João

                        Chefe João Entrega Credencial e Distintivo 2011 aos Escoteiros!                    
                           






                                          




  
Escoteira em Ação ''Acampamento em Santo Amaro 2011''