HISTÓRICOS E FESTAS TRADICIONAIS
Rosário do Catete surgiu como Vila Nossa Senhora do Rosário, e foi emancipada em 1836.
Rosário do Catete está situada na região Baixo Cotinguiba Leste Sergipano a 37 km de Aracaju.
Durante o século XVIII, XIX e meados do século XX, Rosário do Catete tinha como principal fonte de renda a cana-de-açúcar pois possuía muitos engenhos.
Na atualidade suas principais fontes geradoras de renda são: o Petróleo e o Potássio, onde o município cedia a única mina de potássio da América Latina.
A Cultura de Rosário do Catete está representada na banda de música Luis Ferreira Gomez que é um orgulho dos rosarenses, e foi coroada 3 vezes campeã Nacional de Bandas, seguindo pela cultura popular que é representada pelos seus grupos folclóricos, esses grupos representam um pouco da História dos nossos antepassados. São eles: O Batalhão de Rosário do Catete – manifestação do período junino, surgido na sede do município no ano de 1986; O Guerreiro Coroa de Ouro e o Reisado 12 Estrelinhas, ambos folguedos do ciclo natalino; A Taieira Nossa Senhora do Rosário – folguedo popular que possui fortes traços da religiosidade Afro-brasileira faz louvação a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito; Banda de Pífanos Santa Luzia – outra expressão do folclore nordestino que no nosso município surgiu por força da religiosidade popular expressa em suas novenas e acompanhamento de Santo Antônio, Santa Luzia e outros Santos que eram festejados pelo povo.
CALENDÁRIO DAS FESTAS DO MUNICIPIO
As Festas Tradicionais do município de Rosário do Catete são:
Janeiro - A Festa de São Benedito Segundo Padroeiro do município que acontece com tríduos e procissão em homenagem ao Santo e também apresentação de grupos folclóricos shows artísticos e a tradicional guerra de cabacinha .
Fevereiro Carnaval, Rosário do Catete mantém a sua tradição com o Bloco Chiquita Bacana e outros, e também com arrastões e bailes durante os quatro dias de festa.
Março - Festa de Emancipação Política, realizada no dia 12 de março com comemorações cívicas e culturais.
19 - dia de São José festa do Agricultor que acontece com missa em ação de graça, apresentação de grupos folclóricos e a tradicional distribuição de semente de milho.
Junho - Festa do Catete, previa junina que acontece uma semana antes do São João com várias atrações de nome nacional, além da Festa do Catete Rosário tem o seu tradicional São João com quadrilhas, São João dos Idosos e o São João de Rua onde as comunidades se reúnem para festejar o seu São João.
Julho - Festa de Senhora Santana padroeira do povoado Siririzinho que acontece com novenário festivo, procissão, apresentações folclóricas, shows artísticos como também a tradicional feirinha.
Agosto - Acontece a tradicional Corrida Duque de Caxias que é promovida pelo grupo Escoteiro Augusto Maynard em parceria com a Prefeitura Municipal.
Setembro - Encontro Cultural, reunindo a maioria dos grupos folclóricos de Sergipe e na oportunidade Rosário é palco de artistas populares, bandas de música, teatro, artesanatos, entre outros.
Outubro - Festa da Padroeira, que se inicia no começo do mês com novenário e se estende até o dia 07, dia consagrado a Nossa Senhora do Rosário.